Thich Nhat Hanh: A fala amorosa e a escuta profunda

black-couple-talking

Como já sabemos, temos que praticar antes que possamos escutar profundamente. Podemos traduzir “escutando profundamente” também como “escutando compassivamente”, quer dizer, escutar com compaixão, ou escutar com carinho.

Ouvimos com um só objetivo; não escutamos para criticar, culpar, corrigir a pessoa que está falando ou condená-la. Só escutamos com um objetivo, e este é aliviar o sofrimento daquele a quem estamos escutando. Temos que nos sentar quietos, temos que nos sentar com liberdade interior, e temos que estar cem por cento presentes, corpo e mente, e escutar de modo que o outro ou a outra possa aliviar seu sofrimento.

Se a outra pessoa diz coisas que não são certas, que são percepções erradas, podemos ter o desejo de responder, dizer, “Isso está errado!” e discutir com ela. Mas não devemos fazer isso – temos que nos sentar e escutar. Se pudermos nos sentar durante uma hora, esta será uma hora de ouro. Aquela hora será uma hora que pode curar e transformar.

Podemos fazer muito melhor do que vários psicoterapeutas, porque há psicoterapeutas que não aprenderam a escutar profundamente, que não aprenderam a escutar com compaixão.

Psicoterapeutas têm seus próprios sofrimentos, talvez muitos sofrimentos, de forma que a sua capacidade de escutar profundamente pode não ser muito grande. Não sabemos muito sobre as teorias de psicoterapia, mas praticamos o parar e olhar profundamente, praticamos o escutar profundamente, e portanto podemos fazer melhor que alguns psicoterapeutas.

Nós usamos o método de escutar profundamente, em primeiro lugar para nossos entes queridos e nossa família, e uma vez que tivermos êxito com nossa família, podemos ajudar nossos amigos. Podemos escutar profundamente de forma que o mundo sofra menos; isso é nossa prática. Claro que psicoterapeutas têm que aprender a escutar profundamente de acordo com a prática para que sejam psicoterapeutas realmente bons.

Quando podemos escutar profundamente, e quando soubermos falar amorosamente também, isso terá a função de reavivar a comunicação entre duas pessoas. De fato, quando sabemos escutar profundamente, já falaremos amorosamente.

Em nosso tempo, a tecnologia de comunicação é muito grande. Temos todos os tipos de meios de comunicação, como e-mail, fax e telefone, e assim podemos estar muito depressa em contato com o outro, e num par de horas notícias podem ser levadas de um extremo do mundo ao outro.

Mas, há obstrução na comunicação entre pessoas de uma família, entre o pai e filho, entre a esposa e marido. Então, é muito importante para nós aprendermos a escutar profundamente.

Fonte: Por  · 15 de setembro de 2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s