“The Yoguini Project”

the-yogini-project
Não se trata de mulheres serem mais realizadas ou menos realizadas que os homens, o machismo permeia a humanidade desde os tempos sem princípio… enquanto homens saíam para caçar as mulheres ficavam cuidado da prole. Cada um com sua função.

O ponto é que em algum momento esse fato começou a ser objeto de comparação entre uma corporificação – feminina – e outra – masculina. E a partir dessa comparação todas as separações são possíveis e serão intermináveis e, infelizmente, discriminativas…para ambos os lados!

Sendo mulher e praticante do budismo tibetano venho ao longo dos últimos tempos buscando biografias de mulheres praticantes como fonte de inspiração. Seres femininos que tenham o corpo igual ao meu. Encontrei e já li várias.

Ser treinada por mestres homens também é maravilhoso e inspirador. Particularmente acho que a mente iluminada se manifestando em corpos humanos é algo mais extraordinário do que se isso acontece em corpos de mulheres ou de homens.

Mas como mulher vejo o tanto de preconceito e dificuldades que temos ao longo do caminho…principalmente quando você decide fazer um retiro ou uma peregrinação.
Admiro e respeito os mestres que estão incentivando suas alunas a praticar e confiar no seu potencial, na sua natureza última. Que olham e tratam suas alunas com o mesmo respeito que tratam seus alunos. 

Infelizmente muitas de nós, mulheres, ainda trazemos resquícios ancestrais – na maioria das vezes sutis – de nos valorizarmos a partir do olhar do homem. Seja ele um companheiro, mestre, amigo… isso já começa na infância na relação com o pai. E na família quando você tem irmão.

Podemos mudar isso? Acho que sim. Atualmente grandes mestras de todas as tradições estão aí pelo mundo se movimentando silenciosamente nessa direção. Mostrando que um corpo é apenas uma forma e deve ser utilizado como tal: com suas facilidades e dificuldades. Elas também são incansáveis no seu próprio caminho.

Enquanto isso eu vou seguindo, confiando e praticando! E falando sobre isso…
O “The Yoguini Project” está publicando no seu blog depoimentos de mulheres “comuns”…com filhos, casadas, separadas… muito inspiradores!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s