Conheça o Programa Cultivating Emotional Balance (CEB)

Aqui eu compartilho um pouco do programa Cultivando Equilíbrio Emocional. Fiz a formação para me tornar instrutora certificada em 2015, na Austrália. Foram 5 semanas de intensa programação com práticas em grupo e individuais que me certificaram para oferecer essa ferramenta em forma de curso, oficinas ou palestras. Um conhecimento precioso para ser compartilhado.

A minha motivação segue sendo oferecer conhecimentos adquiridos, de diferentes fontes, ao longo da minha Caminhada. Convido você a entender um pouco mais do CEB: descobrindo o que é o programa, o porquê do seu surgimento, o seu objetivo e como é possível ter acesso a ele. No Brasil – em alguns estados – temos outros instrutores que, assim como eu, são certificados e habilitados a oferecê-lo.

Caso você precise de maiores informações sobre como fazer o curso entre em contato comigo pelo e-mail: claudia.equilibrioemocional@gmail.com

ceb_logo_web_banner

O que é o Programa Cultivating Emotional Balance (CEB)?

O programa Cultivating Emotional Balance (CEB),  (Cultivando Equilíbrio Emocional), integra as tradições da psicologia ocidental e as práticas contemplativas orientais com a intenção de oferecer ferramentas que habilitam qualquer pessoa a cultivar o equilíbrio emocional e mental através de um trabalho/treinamento de autoconhecimento.

Seu surgimento:

Ele surgiu em um encontro promovido pelo Mind and Life Institute em 2000. Ele reuniu profissionais da área de psicologia, antropologia, neurociência e também contou com a presença de Sua Santidade Dalai Lama e de uma série de meditadores com o objetivo de debater estratégias de como cultivar o bem-estar e aliviar o sofrimento do ser humano.

O tema tratado pelo psicólogo Paul Ekman foi a “Evolução da Emoção Humana”; o eminente neurocientista Richard Davidson apresentou aos participantes resultados de testes realizados que comprovam os benefícios das práticas de meditação, enquanto outros cientistas falaram sobre a psicobiologia das emoções destrutivas e sobre neuroplasticidade. O livro “Emoções Destrutivas“, de Daniel Goleman, foi baseado nos temas tratados neste encontro.  .  

Ao término da conferência Sua Santidade, o Dalai Lama, perguntou se os temas discutidos – emoções, meditação, etc – poderiam ser compilados e transformados em um programa/curso. A partir deste pedido, Alan Wallace e Paul Ekman criaram o programa Cultivating Emotional Balance (CEB).   Paul Ekman é especialista no estudo das emoções e é considerado um dos maiores psicólogos do século XX. Alan Wallace é físico,discípulo de Sua Santidade Dalai Lama e fundador do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies. 

Atualmente Eve Ekman e Alan Wallace são responsáveis pela formação dos instrutores do Programa CEB em todo o mundo.

Qual é o objetivo desse treinamento?

O foco desse treinamento é nos habilitar a conhecer, reconhecer e trabalhar com as nossas emoções utilizando técnicas de meditação (silenciosa, analítica e discursiva) como suporte. O resultado é a possibilidade de redução de stress e o cultivo de bem-estar permanente no nosso dia-a-dia.

Conheça um pouco dos criadores do CEB:

timthumb-php
Paul Ekman

Paul Ekman é Professor Emérito em Psicologia na Universidade da Califórnia em San Francisco , EUA. Além de sua distinta carreira acadêmica, Ekman é autor de mais de 100 artigos publicados e detém vários doutoramentos honoris causa. Psicólogo e co-descobridor preeminente das micro expressões com Friesen, Haggard e Isaacs, foi nomeado pela Associação Americana de Psicologia como um dos psicólogos mais influentes do século XX, e a Revista Time (2009) o saudou como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

alanpic-480x330
Alan Wallace

Alan Wallace é um grande erudito e um dos mais prolíficos escritores e tradutores do budismo tibetano no Ocidente, que busca continuamente formas inovadoras para integrar práticas contemplativas budistas com a ciência ocidental para que se possa avançar no estudo da mente.

Alan, que estuda e pratica o budismo desde 1970, tem ensinado a teoria e prática de meditação em todo o mundo desde 1976. Ainda jovem, tomou votos de monge e foi ordenado por Sua Santidade o Dalai Lama e durante 14 anos se dedicou à formação monástica dentro do budismo tibetano. Após esse período entregou seus votos e retornou à América onde graduou-se em física e filosofia da ciência no Amherst College e posteriormente concluiu seu doutorado em Estudos Religiosos na Universidade de Stanford.

eve_full
Eve Ekman

Eve Ekman é graduada na Escola de Estudos Interdisciplinares na Universidade de Nova York. Depois de trabalhar por vários anos como gerente de casos clínicos e conselheira na sala de emergência do Hospital Geral de São Francisco fez doutorado na Universidade de Berkeley.

Atualmente, no Centro de Medicina Integrativa Osher, Eve continua  refinando a estrutura conceitual, a investigação e o treinamento nas áreas de empatia e burnout. Além disso, a pesquisa de Eve inclui dispositivos de tecnologia assistida para promover a regulação da emoção e a atenção plena, para desenvolver uma medição dinâmica de empatia e avaliar o impacto da atitude empática do cuidador na qualidade do atendimento ao paciente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s